Telhas cerâmica X Telha de concreto

Atualmente existem vários tipos de telhas com diversos tamanhos, formatos, cores e materiais.

Mas se você sabe quais as vantagens e para que lugar elas são recomendadas fica mais fácil escolher a telha certa para o seu imóvel.

Por isso separamos algumas especificações sobre as telhas de cerâmica e de concreto, que são as mais usadas em imóveis residenciais.

Telhas de Cerâmica

A telha de cerâmica, conhecida como telha de argila ou barro, tem como principal característica a resistência. É a mais indicada em relação à durabilidade.

 

Esse tipo de telha possui uma diversidade de aparência, variando em formato, cor e estilo de queda, esses aspectos influem no segmento decorativo escolhido, podendo ir de urbano à campestre.

 

Por conta de seu modo de processamento e submissão à queimas controladas, a cerâmica sofre pouca variação por fenômenos de expansão por umidade e temperatura.

 

Não é muito resistente ao peso, é preciso ser cuidadoso ao andar pelo telhado, porém se bem cuidada é extremamente duradoura, há casos de telhados de cem anos.

 

Esse tipo de material exige uma estrutura reforçada, para que o peso das telhas não comprometa o imóvel.

 

Podem possuir visual italiano ou espanhol tradicional, podendo ainda serem moldadas para que pareçam placas de madeira ou ardósia.

 

O telhado de cerâmica possui um bom controle de temperatura, diminuindo a ação do calor e deixando o ambiente mais agradável.

Tipos de telha de cerâmica:

 

  • Telha Americana

 

As telhas americanas são encontradas principalmente nas cores vermelho, branco e mesclada, possuem um consumo médio de 16 unidades por m². Seu design é inspirado na telha Portuguesa, o telhado precisa ter uma inclinação aproximada de 30% à 35% para que possam ser utilizadas.

 

  • Telha Colonial

 

As telhas coloniais se adaptam a diversos tipos de decoração, especialmente ao visual rústico. Encontradas nas cores vermelho, branco e mesclada, também pode ser usada na cor natural. O formato é ideal para regiões chuvosas, pois possibilita maior escoamento de água, seu rendimento médio é de 24 unidades por m².

 

Pode ser disposta em 3 níveis e quedas:

  • Duas águas/quedas: divisão central do telhado, mais comum e usado em vários tipos de imóveis;

  • Quatro águas/quedas: ideal para coberturas de imóveis quadrados;

  • Meia água/queda: indicado para telhado na varanda.

 

 

 

  • Telha Romana

 

As telhas romanas possuem um formato quadrado com dobras, possibilita melhor instalação. Esse tipo é muito usado por ter um custo acessível. Seu rendimento médio é de 16 unidades por m².

 

  • Telha Portuguesa

 

As telhas portuguesas possuem um formato caracterizado como evolução da telha colonial, também possui similaridade com a italiana. Têm um rendimento médio de 17 unidades por m².

 

  • Telha Francesa

 

As telhas francesas possuem um formato antigo, quadrado e quase plano, em decorrência disso necessita de um telhado com maior inclinação partindo de 36%. Seu consumo médio é de 16 unidades por m².

 

Telhas de Concreto

 

A telha de concreto, conhecida como telha de cimento, é um modelo mais atual que tem se destacado por seu controle térmico e variação de cores. Esse modelo de telha possui menor absorção de água em relação à cerâmica, porém há opções resinadas que garantem melhor impermeabilização do telhado.

 

São constituídas de uma mistura de areia e cimento. Possuem variação de formato e cor.

Apresentam encaixes perfeitos, com maior rendimento médio. A variação de tonalidade contribui com a regulação da temperatura interna, tornando o ambiente mais fresco com o uso de tons claros e mais quente com o uso de tons avermelhados, dessa forma ela pode se adaptar a diversas localidades com diferentes climas.

 

Esse tipo de telha é bastante valorizado do ponto de vista arquitetônico.

Possuem resistência mínima de ruptura de 240 quilogramas-força, enquanto as cerâmicas possuem uma resistência mínima de ruptura de 130 quilogramas-força.

 

Algumas telhas de concreto são impermeabilizadas, já outras não, essas devem ter uma manutenção anual devido a porosidade do material.

 

Agora que você já conhece as telhas de cerâmica e concreto, escolha a que mais se adapta ao visual do seu imóvel e as condições do seu telhado, dê uma olhada no site e faça sua compra, caso queira construir um novo telhado nós também podemos te ajudar, entregamos tudo prontinho: material e mão-de-obra.

Faça seu orçamento: http://www.acasadotelhado.com.br/

19 3223.6889 / 2512.6889 / 9 8350.9865 (WhatsApp)


Fontes:

 

http://www.emono.com.br/vantagens-desvantagens-telha-de-ceramica/

https://cimentomontesclaros.com.br/telhado-colonial-vantagens-desvantagens/

http://engenhariaconcreta.com/telhados-coloniais-principais-caracteristicas-e-vantagens/

https://pedreirao.com.br/telhas-ceramicas-tipos-e-caracteristicas-passo-a-passo/

http://construindodecor.com.br/telha-americana/

https://www.2quartos.com/tipos-telhados-vantagens-desvantagens-cada/

https://casaeconstrucao.org/materiais/tipos-de-telhas/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *