Quais são os tipos de plantas ideais para cobrir pergolados?

Pergolado coberto por trepadeira na varanda
Pergolado coberto por trepadeira na varanda

Se você leu nosso artigo sobre “o que é e como pode ser usado o pergolado?“, você já ficou sabendo que pergolados de madeira, atualmente são destaque na arquitetura. E eles podem ganhar ainda mais vida se forem cobertos pelos tipos de plantas ideais.

Nós, da Casa do Telhado separamos algumas dicas com tipos de plantas que podem ser usados para deixar seu jardim ou cantinho da casa, ainda mais bonito e aconchegante.

As plantas comumente conhecidas como trepadeiras, são os tipos de plantas que podem cobrir parcialmente ou até por completo os pergolados. Elas não requerem tanto cuidado e geralmente podem florescer mais de uma vez ao ano, ou mesmo o ano todo. Aliás esta é uma das grandes vantagens das trepadeiras, pois além de belas podem perfumar o ambiente, deixando-o ainda mais acolhedor.

A tumbérgia

A tumbérgia tem seus ramos bastante flexíveis de muito vigor e de crescimento rápido. Suas flores azuladas surgem o ano todo, principalmente na época do calor.

 O jasmim-dos-açores

O jasmim-dos-açores tem seu período de floração bastante extenso, iniciando-se na primavera e perdurando por quase o ano todo em locais de clima quente. Suas flores estreladas, são de um branco puro e deliciosamente perfumadas, de notas um pouco distintas de outros jasmins, que alguns afirmam lembrar o aroma da gardênia.

pergolado coberto por plantas numa varanda decorada com mesa e dadeiras

A dipladênia

A dipladênia é conhecida internacionalmente por sua belíssima floração. Seus ramos despontam as belas flores em forma de trombeta. As flores da dipladênia de coloração rósea com o centro amarelo, mas podem ser totalmente rosas, vermelhas ou brancas. Sua floração é mais intensa na primavera e verão, mas pode se estender por todo ano em regiões mais quentes.

A primavera ou buganvília

A buganvília conhecida no Brasil como primavera, adora subir buscando o céu, se apoiando em árvores, tutores de cimento, pérgolas e paredes de edifícios. No entanto, esta planta que se parece muito com a trepadeira não o é, as trepadeiras se enrolam no suporte, já a primavera joga seus ramos por cima. Ela gosta de sol e tolera invernos amenos.

E então? O que achou das dicas com tipos de plantas ideais para pergolados?

Agora que você já sabe quão lindo pode ficar o seu jardim com pergolados floridos, escolha um cantinho de sua casa para deixar seu espaço ainda mais aconchegante!

Faça seu orçamento, entregamos tudo pronto: material e mão-de-obra.
Acesse já: http://www.acasadotelhado.com.br/
19 3223.6889 / 2512.6889 / 9 8350.9865 (WhatsApp)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *