Decks para jardim: dicas de uso e de decoração

Deixe o jardim da sua casa mais moderno e sofisticado com a instalação de decks para jardim.

Você está querendo inovar a decoração da área externa? Então aposte no deck para jardim. Essa estrutura deixa qualquer espaço mais bonito, aconchegante e funcional. Leia a matéria e veja dicas de como usar deck.

Por muito tempo, o foi um elemento exclusivo de navios. Com o passar dos anos, ele passou a ser usado na decoração das casas, a fim de valorizar os elementos da natureza e proporcionar aconchego.

deck-para-jardim-veja-dicas-de-como-usar-e-ideias-de-decoracao-17
O deck de madeira é capaz de deixar o jardim muito mais bonito e charmoso

Como usar deck para jardim?

Selecionamos os principais modelos de deck e dicas de como usá-los no jardim da casa. Confira:

Deck de madeira modular

Se você está em busca de fácil instalação, então aposte no deck modular. As peças funcionam com um sistema de encaixe conhecido como “macho-fêmea”, que torna muito mais simples o processo de instalação.

O deck modular é, de longe, a melhor opção para decorar o jardim externo. Para que não sofra com a exposição ao sol e à chuva, a estrutura deve passar por um tratamento de impermeabilização.

deck modular
A instalação do deck modular é mais simples

Deck de madeira tradicional

Algumas pessoas preferem não comprar deck modular e acabam apostando do modelo tradicional, ou seja, feito com pedaços de madeira. Neste caso, a instalação costuma ser mais trabalhosa e requer mão-de-obra especializada para que a montagem seja realizada da forma correta.

Entre os tipos de madeira para deck, vale destacar Ipê, Itaúba, Massaranduba e Jatobá.

Impermeabilização

A impermeabilização do deck pode ser feita com verniz. Antes de aplicar o produto, lembre-se de lixar bem a madeira antes e preparar a superfície.

Abuse de plantas, pedras e vasos

O deck de madeira deixa o jardim mais charmoso e aconchegante, especialmente quando o ambiente conta com uma decoração verde. Use plantas e vasos para ornamentar o cantinho com natureza da sua casa.

Para incrementar o paisagismo do jardim, experimente cobrir o chão com pedregulhos ou cavacos (pedaços de madeira seca).

deck de madeira no jardim
O deck de madeira combina com uma decoração verde

Jardim vertical

O deck de madeira não serve apenas para revestir o chão. Ele também pode ser usado para compor a estrutura de um jardim vertical.

Como é realizada a instalação de deck no jardim?

Antes de decorar o jardim com deck de madeira, lembre-se de tomar nota das medidas do espaço onde acontecerá a instalação. Conhecer as dimensões é fundamental para calcular a quantidade necessária de módulos ou de madeiramento.

No caso do deck tradicional, você terá um pouco mais de trabalho para realizar a instalação. Antes de iniciar o trabalho, é preciso procurar um marceneiro e solicitar que o mesmo corte as tábuas no tamanho desejado.

deck em área externa varanda
O deck é uma ótima estrutura para dispor os móveis do jardim.

instalação do deck no jardim não tem muito segredo. Basta aplicar concreto no chão e inserir junto dois pedaços de madeira paralelos. É nessa estrutura que os pregos serão fincados para sustentar o deck.

Lembre-se que as madeiras usadas como apoio devem ficar um pouco mais altas, pois assim elas não estabelecem contato direto com o chão ou com a umidade. Use pregos de inox e sem cabeça para fazer a fixação das tábuas.

Fotos de jardins decorados com deck

E aí? Curtiu as ideias para usar decks para jardim de madeira? Deixe um comentário.

Fonte (transcrição)
Casa & Festa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *